A Gazeta

Redes Sociais

Esqueci minha senha

Acesse aqui

Acesse aqui

Artigo de Opinião

Publicado em 15 de Outubro de 2026 às 14:00

Publicado em 

Uma terça-feira como qualquer outra: assim começou meu dia cheio de compromissos

e obrigações. Naquele dia, estava programada minha atuação em cinco audiências da

vara de Família da Comarca de Colatina, atuando em favor de pessoas vulneráveis

que são assistidas pela Defensoria Pública.

Tudo corria dentro da normalidade até a quarta audiência, que se tratava de uma

ação de alimentos em que o pai estava detido no sistema carcerário do Estado.

Chegou a mãe, autora da ação, representada por um advogado particular, e eu estava

esperando o pai chegar escoltado pelos policiais penais que o trouxeram do presídio.

Era uma audiência simples, em que a mãe, representando o filho, buscava receber

20% do salário mínimo do pai para ajudar no sustento do filho deles.

Contudo, antes de começar a audiência, o pai me procura e fala: “Doutor, eu não

deveria estar preso. Fiz uma audiência dois meses atrás na vara criminal e o juiz me

deu alvará de soltura, mas ele nunca foi cumprido”.

Veja Também 

Ouvi aquilo e falei: “Ok, anotei seu nome e vou dar uma pesquisada. Agora vamos

focar esta audiência de alimentos”. Terminada a audiência, o pai foi embora

escoltado e disse: “Doutor, me ajuda, só a Defensoria Pública pode me tirar de lá”.

Finalizadas as audiências do dia, aquela frase final do pai pedindo ajuda martelava na

minha cabeça. Saí dali e fui na Vara de Execução Penal, que era no corredor ao lado.

Pedi a ficha do preso e, ao recebê-la, verifiquei que ele falou a verdade, pois lá

constava o alvará de soltura.  

Tirei uma cópia do alvará e fui até o presídio, localizado uns 20 quilômetros dali. Lá

chegando, me identifiquei como defensor público e pedi para falar com o diretor do

presídio. Quinze minutos depois, ele veio ao meu encontro, contei o ocorrido e mostrei

o alvará de soltura.

O diretor pediu para sua equipe verificar a situação e constatou que aquele alvará não

tinha chegado ao profissional responsável por fazer o procedimento de soltura dos

presos; provavelmente alguém o perdeu ou deliberadamente não o entregou. Fato é

que realmente o pai estava preso equivocadamente e deveria ser liberado, mas

como estava tarde, eram umas 18 horas, isso somente poderia ser feito no dia

seguinte.

Deixei o presídio com o sentimento de dever cumprido e fui para minha casa fazer as

atividades que ainda precisava fazer no dia.

No dia seguinte estava normalmente trabalhando no núcleo da Defensoria Pública

quando entra aquele pai com uma cacho de banana maduras, me entrega e diz: “Muito

obrigado, eu vou rezar para sempre pelo bem do senhor”. Nos abraçamos e ele foi

embora.

Naquele dia eu entendi o significado de ser defensor público.

Tópicos Relacionados

Notou
alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a
corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua
mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Privacidade e segurança

Privacidade e segurança

© 1996 – 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados

Fonte: A Gazeta

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *