Brazil, o Filme
Por CartaCapital — Carta Capital
Menu
DIRETO DA REDAÇÃO: Moraes determina início da pena de Eduardo Bolsonaro
A continuação da distopia prestes a entrar em cartaz
Sam Lowry é o herói acidental de um país inoperante, regido por ordens desconexas de uma burocracia obtusa emitidas por computadores obsoletos. Enquanto uma elite cafona se esbalda em festas nababescas na cobertura, tal qual os irmãozãos de Daniel Vorcaro, o couro come nas ruas. Funcionário do quarto escalão de uma repartição pública, oprimido pela mãe dominadora, Lowry acaba confundido com um terrorista ao se apaixonar por uma mulher “suspeita”. Para a sua sorte, ou azar, o Estado que o persegue é incompetente e indolente. Por isso, mais perverso.
Brazil, o Filme, dos ingleses do Monty Phyton, chegou aos cinemas em 1985 e foi entendido como uma crítica à ditadura do maior país sul-americano, em agonia àquela altura, embora o grupo tenha dito que qualquer semelhança não passava de mera coincidência. Como outras criações da trupe de comediantes de sucesso retumbante nos anos 70 e 80 do século passado, a película parecia, até o domingo 4, uma obra datada. Mas sempre é uma imprudência subestimar o looping do Brasil com s ou com z. Há uma boa razão para o realismo mágico nunca ter fincado raízes nestas latitudes. Ou melhor, ter se instalado, mas sobre outra roupagem, o realismo e ponto. Aqui a arte não se atreve a imitar a vida.
Diante da distopia que brotou das urnas, o roteiro de Brazil, o Filme, de tão ingênuo, a esta altura lembra, no entanto, uma comédia da Sessão da Tarde. A fauna eleita no domingo 4, em todos os recantos, é tão perigosa quanto excêntrica. Deputado federal mais votado em São Paulo, o arruaceiro Lucas Pavanato construiu uma carreira meteórica na Câmara de Vereadores da capital alicerçado em três pilares: arrumar confusão na USP, fiscalizar banheiros e bradar contra as cotas raciais. A vaga de Maria Eduarda Campopiano, de 23 anos, à Assembleia Legislativa do mesmo estado, apoiada por 1,9 milhão de eleitores, é um alento para as mulheres dedicadas a proteger o incompreendido patriarcado da fúria feminista. Em Brasília, aos oportunistas do Centrão se unirá uma leva de celerados, energúmenos e influenciadores que reduzem o Legislativo a cenários para selfies e lives. É impossível extrair uma única ideia ou propósito que leve em conta o futuro do País. Em um momento como este, ganha renovado sentido o surrado vaticínio de Ulysses Guimarães: “Está achando ruim este Congresso? Então espere o próximo: será pior. E pior, e pior”. Talvez o Senhor Diretas vislumbrasse o ano de 2026.
Nas eleições de governadores, a tragédia também se consumou. O Paraná elegeu em primeiro turno o ex-juiz Sergio Moro, que não conseguiu manter o presidente Lula preso, mas condenou a língua portuguesa a uma lenta agonia por constrangimento. Minas Gerais ungiu um feirante tiktoker. O Distrito Federal concedeu salvo-conduto a Celina Leão, no mínimo informada das falcatruas do BRB com o Banco Master. O Rio de Janeiro decidiu insistir no erro. Após escolher Wilson Witzel e Cláudio Castro, expulsos da vida pública com desonra, os cariocas entregaram o estado a Douglas Ruas a partir de um paradoxo: o eleitorado confia em um político ligado às milícias para combater a criminalidade.
Caso a maioria dos brasileiros decida, no último domingo de outubro, levar Flávio Bolsonaro, ao lado do pai, como ameaçado pelo candidato, a subir a rampa do Palácio do Planalto, terá escolhido, por livre e espontânea vontade, o combo completo no cardápio. A terra arrasada se fará com anistia a golpistas, submissão ao império, regressão social e queima na fogueira dos capítulos restantes da Constituição de 1988. O trililim da urna eletrônica abrirá o portal do mundo paralelo.
A bem da verdade, o filho 01 tem o fenótipo do autocrata do Brazil… O Filme. •
Publicado na edição n° 1434 de CartaCapital, em 14 de outubro de 2026.
Este texto aparece na edição impressa de CartaCapital sob o título ‘Brazil, o Filme’
CartaCapital
Há 32 anos, a maior referência progressista em jornalismo no Brasil.
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Desenvolvido por OKN Technology Agency
Fonte: Carta Capital