A Gazeta

Redes Sociais

Esqueci minha senha

Acesse aqui

Acesse aqui

Publicado em 14 de Outubro de 2026 às 14:52

Públicado em 

Colunista

[email protected]

A humanidade tem um curioso hábito: acreditar que tudo continuará como está. Até que a história, sem pedir licença, vira a mesa. No século XIV, a Peste Negra devastou a Europa. Faltaram braços, sobrou terra e o trabalhador ganhou poder de negociação. Salários e relações sociais foram sacudidos. Não acabou a servidão, nem todos se beneficiaram. Mas o trabalho ganhou outro peso.

Séculos depois, a Segunda Guerra Mundial deixou cidades inteiras em ruínas. E, quando a guerra terminou, outras cidades surgiram.

Essa reconstrução trouxe habitação em escala, infraestrutura e novas ideias urbanas. Também trouxe equívocos. Influenciado pela Carta de Atenas, o urbanismo modernista separou funções e privilegiou grandes vias, aumentando a distância entre morar, trabalhar e viver.

Nem toda transformação é progresso. Às vezes, apenas trocamos os problemas de endereço.

Chegamos à pandemia. Minha solidariedade às famílias que perderam seus entes queridos é absoluta. Nenhuma inovação ou ganho econômico compensa uma vida perdida. Mas aquele período também nos obrigou a olhar para dentro. Literalmente.

O escritório entrou em casa e a casa nunca mais foi a mesma. Vieram espaços de trabalho, coworkings nos condomínios, academias e áreas comuns que deixaram de ser enfeites de memorial descritivo.

O verde ganhou protagonismo. Como costuma observar o futurólogo Marcos Araújo, luxo hoje é ter uma árvore adulta por perto. Talvez tenhamos começado a trocar um pouco da aparência pela essência.

Parece que, de repente, descobrimos que somos mortais. Curioso, porque sempre fomos. E descobrimos outra coisa: o tempo gasto nos deslocamentos também é parte da nossa vida.

Nesse contexto ganhou força a cidade de 15 minutos, conceito desenvolvido por Carlos Moreno, que propõe aproximar moradia, trabalho, comércio, serviços e lazer. Uma ideia que conversa com Jane Jacobs, defensora de bairros vivos, ruas movimentadas e diversidade urbana.

Veja Também 

A pandemia não inventou essa discussão. Apenas lhe deu uma urgência extraordinária.  Nada disso foi igual para todos. Quem podia trabalhar de casa viveu algo diferente de quem precisava atravessar a cidade. Renda, profissão e localização continuam determinando escolhas.

E aqui chegamos ao mercado imobiliário. Durante décadas, vendemos localização, metragem, vagas e lazer. Tudo importante. Mas há outra variável: quanto tempo aquele endereço devolve à vida de quem mora ali?

Um apartamento menor, num bairro onde se pode caminhar até a padaria, a escola, a praça e o trabalho, pode oferecer mais qualidade de vida do que outro, muito maior, dependente do automóvel para absolutamente tudo.

Não é regra. É uma nova maneira de interpretar valor.

A história mostra que as grandes tragédias não tornam necessariamente a humanidade melhor. Mas frequentemente nos obrigam a rever nossas certezas.

E talvez a maior transformação imobiliária do nosso tempo seja compreender que morar bem não significa apenas ter mais espaço. Significa ter mais vida para viver.

Veja Também 

Renato Avelar

É corretor e empresário do setor imobiliário com mais de 35 anos de experiencia no mercado capixaba, gestor de empresas que integram a maior rede imobiliária do mundo.

Tópicos Relacionados

Notou
alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a
corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua
mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Privacidade e segurança

Privacidade e segurança

© 1996 – 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados

Fonte: A Gazeta

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *