Por Jorge MizaelICL Notícias

ouça este conteúdo
00:00 / 00:00

1x

O caso Master chegou às páginas dos jornais com uma palavra na testa: lobby. A imprensa, quase em coro, descreveu o esquema como a prova da força do lobby em Brasília e no Brasil. No Congresso, parlamentares usaram o mesmo termo para se acusarem mutuamente, um imputando ao outro ter “feito lobby” em favor do banqueiro Daniel Vorcaro.

Só há um problema. O que essas reportagens descrevem, se comprovado, não é lobby. A confusão deixa de ser apenas um deslize de vocabulário quando até quem ocupa o poder político troca os pés pelas mãos e chama uma coisa pela outra.

O que é lobby e o que não é

Lobby é a atividade organizada pela qual um grupo de interesse, dentro da lei, busca influenciar quem decide no poder público. O instrumento é o argumento técnico. O objetivo é ser ouvido e convencer o ordenador de despesa de que aquela é a melhor decisão. Nada nessa definição envolve pagamento, favor ou vantagem. O que se oferece é razão e a experiência que nem sempre o agente público tem sobre aquela atividade/setor.

Os crimes que a imprensa confunde com lobby são outra coisa e curiosamente não são todos a mesma coisa entre si.

O tráfico de influência, no artigo 332 do Código Penal, é vender a ponte com o poder. Alguém cobra vantagem alegando ter acesso a quem decide. Esse acesso pode ser real ou pura fachada. O que está à venda é a proximidade com quem toma a decisão.

A corrupção é um degrau acima e tem dois lados. Na corrupção ativa, artigo 333, o particular oferece vantagem indevida ao agente público. Na passiva, artigo 317, o agente público pede ou recebe. Aqui não se negocia acesso nem argumento. Compra-se e vende-se a decisão em si. Basta oferecer ou pedir para o crime já estar formado.

Há, portanto, uma escala. No lobby, paga-se a decisão com um argumento técnico vencedor. No tráfico de influência, cobra-se pela ponte. Na corrupção, compra-se o resultado. São três posições distintas. Tratá-las como sinônimo de “lobby” infantiliza o debate político e apaga a única distinção que importa: a que separa a política legítima e democrática do crime.

Um vácuo de quarenta e dois anos

Por que a confusão sobrevive com tanta facilidade? Porque o Brasil nunca definiu os termos em lei.

A primeira tentativa é de 1984. O então senador Marco Maciel apresentou o PLS nº 25/1984, para registrar quem atua junto às Casas do Congresso Nacional. Foi arquivado sem votação em 1987. De lá para cá, foram pelo menos quinze tentativas. A mais persistente é o PL nº 1.202/2007, do deputado Carlos Zarattini, ele próprio uma nova versão do PL nº 5.470/2005, que segue em tramitação há quase duas décadas. Quarenta e dois anos, nenhuma lei específica sobre lobby.

Sem regra que diga o que é lobby, a palavra fica solta. E quando um termo fica solto, quem narra o preenche com o sentido que tem à mão. O sentido à mão, no Brasil, é pejorativo. A imprensa necessariamente não inventou a confusão por aqui. Ela, intencionalmente ou não, ocupou um vazio que a falta de lei deixou em aberto.

Falta lei, sobra confusão

Uma pesquisa do Ipea ouviu os atores diretamente envolvidos com a atividade  de lobby no Congresso Nacional, representantes de grupos de interesse e assessores parlamentares. O resultado desmonta uma expectativa. Não são os grupos que rejeitam a regulação. Oitenta por cento apoiam regular a atividade de lobby no Brasil, os representantes da sociedade civil apoiam até mais que os assessores públicos.

A resistência aparece em outro lugar e é seletiva. As propostas de registro e de procuração passam com folga, acima de setenta por cento de apoio. Mas o apoio despenca exatamente onde a regra teria dentes, na fiscalização. O acompanhamento da vida financeira das entidades não forma maioria. A obrigação de declarar interesses, proposições e interlocutores divide os respondentes ao meio. A prestação de contas dos gastos fica abaixo da metade.

Ou seja, aceita-se ser registrado. Recusa-se ser fiscalizado.

A pesquisa mede percepção, não prevê casos. Mas a inferência é difícil de evitar: os pontos que o Congresso mais reluta em aprovar, o controle de gastos e a declaração de interlocutores, são precisamente os que tornariam visível um esquema montado na sombra. A regra que falta é a que ilumina a relação do público com o privado.

O teste: Banco Master

Volte agora ao caso Master, com a escala na mão.

As reportagens descrevem uma emenda que elevaria a garantia sobre aplicações como o CDB, principal produto do banco. Descrevem a compra do Master pelo BRB sob pressão política, depois de o Banco Central resistir. Descrevem mesadas, participação societária comprada abaixo do mercado, aportes bilionários de fundos de previdência estaduais direcionados ao banco investigado. Descrevem, ainda, a articulação para barrar a CPI que investigaria tudo isso.

Se comprovado, nada disso cabe na definição de lobby. Cobrar por acesso ao poder é tráfico de influência. Agente público recebendo vantagem para atuar em favor de um banco privado é corrupção. Cada conduta cai em um degrau da escala e nenhum deles se chama lobby. O ponto aqui não é decretar a culpa de ninguém. É que, mesmo na pior das hipóteses, o nome jurídico das atividades até aqui relacionadas ao caso Master nunca foi e nunca será categorizado como lobby.

E note o que salta aos olhos. Um esquema assim seria bem mais difícil de esconder sob as regras que o Congresso se recusa a aprovar. A declaração de interlocutores mostraria quem falou com quem. A prestação de contas exporia a movimentação do dinheiro. Faltou justamente a regra que teria acendido a luz e abriria a janela para o escrutínio público, democrático e republicano.

Chamar crime de lobby é impreciso e conveniente

O termo vago e pejorativo dilui a conduta específica. Some o artigo do Código Penal, some a figura do agente que pediu e do particular que ofereceu e no lugar de tudo fica uma palavra estrangeira que não responsabiliza ninguém em particular. Quem age na zona cinzenta ganha duas vezes: a conduta perde o nome exato e, ao mesmo tempo, o preconceito contra a palavra “lobby” garante que a lei capaz de expor o esquema nunca avance.

Não é preciso supor um plano coordenado para notar o incentivo. Basta ver quem lucra com a imprecisão. Enquanto a distinção não for feita, o próximo Master também será chamado de lobby e de novo ninguém saberá precisamente nomear o que viu.

Se manter a palavra confusa beneficia sempre os mesmos, talvez a confusão não seja um acidente da linguagem. Possivelmente seja justamente o objetivo da classe política.


Evento Online


Evento Online


Informações em primeira mão! Siga o canal do ICL Notícias no WhatsApp


Acesso total a mais de 300 cursos, materiais e séries! Seja Membro ICL


Siga e acompanhe as atualizações do ICL Notícias também pelo Google News

Vorcaromasterlobby

Relacionados


Defesa de Vorcaro pede revogação de prisão preventiva

CASO MASTER

Defesa de Vorcaro pede revogação de prisão preventiva

Pedido enviado a Edson Fachin menciona impasse sobre a operação


Vorcaro, Flávio Bolsonaro, o médico e o monstro

Coluna – Xico Sá

Vorcaro, Flávio Bolsonaro, o médico e o monstro

Para o candidato do PL e parte da mídia tradicional, existem dois banqueiros do Master em uma só pessoa, como Dr. Jekyll e Mr. Hyde


Vorcaro e as ‘novinhas’ oferecidas como brindes para poderosos da república

COLUNISTA – NINA LEMOS

Vorcaro e as ‘novinhas’ oferecidas como brindes para poderosos da república

Nos horrores que envolvem as maiores autoridades do país, mulheres eram tratadas como vinhos e uísque de safra especial

Carregar Comentários

Fonte: ICL Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *