A Gazeta

Redes Sociais

Esqueci minha senha

Acesse aqui

Acesse aqui

Publicado em 12 de Outubro de 2026 às 04:30

Públicado em 

Colunista

[email protected]

Dados divulgados pelo jornal Valor Econômico, no dia 30 de setembro, revelam uma realidade bem preocupante. A classe média de renda brasileira está afundada em dívidas que chegam a seis vezes a sua renda mensal.

Não se trata de um caso de tropeço de indivíduos. Trata-se do caso de um país que exige muito de quem trabalha, mas devolve pouco em termos de estabilidade, renda e perspectivas. Mais de 60% dos endividados têm ensino superior ou pós-graduação.

São pessoas que seguiram o roteiro clássico da mobilidade social. Estudaram, investiram em formação, buscaram qualificação, porém encontram-se presas a dívidas que se acumulam em cartões, bancos e fintechs.

Veja Também 

Essa dura realidade desmonta a narrativa de que o endividamento é fruto de descontrole ou consumo irresponsável. A classe média busca sobreviver em um país no qual o nível de preços devora parte considerável dos salários. Empregos de qualidade são escassos.

Os preços dos serviços essenciais, a moradia cara, a alimentação e a saúde privatizada compõem um cenário em que o salário real se deprecia mensalmente. O diploma, que deveria abrir portas, tem servido apenas para abrir limites de crédito.

O mercado de trabalho brasileiro absorve graduados em vagas precarizadas, com salários achatados e pouca perspectiva de crescimento. A promessa de que “estudar muda tudo” se cumpre cada vez menos e, quando não se cumpre, o crédito aparece como paliativo.  

A cultura do parcelamento não é sinal de ignorância financeira. O problema é que, ao longo do tempo, o parcelamento que cabe no orçamento se transforma em uma soma impagável, invisível até que a inadimplência bate à porta.

O Brasil tem uma classe média de renda precária e que vive em permanente tensão. Preços altos, salários baixos e crédito abundante, mas caro. O endividamento é a consequência de um modelo econômico que desvaloriza os trabalhadores.

Nesse sentido, as políticas públicas precisam enfrentar dois desafios: 1) reduzir o custo de vida, especialmente nos serviços essenciais; 2) elevar a qualidade dos empregos, com produtividade crescente e remuneração compatível. A classe média brasileira está endividada porque o modelo econômico vigente insiste em cobrar caro e pagar mal.

Um ajuste macroeconômico regressivo não melhoraria o quadro descrito acima. Ele poderia inclusive reforçar o poder de mercado em alguns setores com forte influência sobre as orientações do ajuste. Esse é o caso do desastre argentino, guardadas as devidas proporções.

Rodrigo Medeiros

É professor do Instituto Federal do Espírito Santo. Em seus artigos, trata principalmente dos desafios estruturais para um desenvolvimento pleno da sociedade

Tópicos Relacionados

Notou
alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a
corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua
mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Privacidade e segurança

Privacidade e segurança

© 1996 – 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados

Fonte: A Gazeta

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *